08/03/2017 às 19:32 Dicas para o casório

O dia do casamento para a Noiva - Como evitar a ansiedade

2048
4min de leitura

O dia do casamento costuma causar ansiedade em qualquer noiva. Provavelmente é a primeira vez que você está casando, e mesmo tendo tudo sob controle, algumas coisas não dependem de você; e pode ser que ainda não consiga notar que todo casamento tem um protocolo mais ou menos fixo. Normalmente, no início do making of as noivas estão calmas, e são momentos específicos que causam mais ansiedade que outros. Baseado nos nossos anos de experiência, listamos abaixo o passo a passo do dia do casamento para a noiva e destacamos os momentos em que a ansiedade bate mais forte e o que poderá fazer para relaxar. 

Escrevemos este post para te ajudar a visualizar todo o seu dia, para que você veja que não precisa ter pressa ou agonia; curta todos os momentos, pois, tudo tem seu tempo e se você se planejou, vai dar tudo certo.

O dia do casamento - para a Noiva

O que deixar organizado antes:

* Separar todos os itens que utilizarão no dia, durante a semana que antecede o casamento - entregar para os responsáveis (não fique com nada!)

* Entrem em contato com todos os fornecedores uma semana antes para reafirmar a data (inclusive o celebrante).

* Delegar alguém confiável para resolver questões que surgirem no dia, pois, você estará ocupada com sua preparação.

* Combinar com alguém para pegar o seu buquê e deixar no local onde vai se arrumar.

Preparação ou Making Of

1- Acordar/ Se alimentar bem

2- Separar itens pessoais que vai usar (vestido, saiote, véu, acessório de cabelo, jóias, produtos de higiene (dente, desodorante), perfume, sapatos, roupa íntima)

3- Preparar o cabelo para o penteado (escova, bobs)

4- Almoçar bem/ beber água

5- Maquiagem (costuma durar 1 hora)

6- Fotografar com pessoas que estiverem com você/ Ir ao banheiro/ desodorante 

(FASE DE ANSIEDADE - as noivas percebem que o tempo está começando a ficar apertado e acreditam que poderão atrasar. É comum que a maquiagem demore muito, então, prefira marcar BEM mais cedo do que o previsto, para ficar pronta com antecedência. Não há problema nisso, é ate melhor pois sobram mais tempo para os retratos . Não esqueça de que se você ficar nervosa, vai deixar os profissionais tensos também!)

7- Colocar o vestido (costuma durar de 5 a 10 minutos)

8- Finalização do cabelo (costuma durar 20 a 30 minutos)/ Véu

9- Sapato, perfume, jóias

(FASE DE ANSIEDADE - Você está pronta, quer ir embora, mas sabe que precisa tirar as fotos. 5 minutos não vão fazer diferença para você, então, concentre-se e respire para fazer os retratos do seu grande dia - esse momento não volta mais). 

10- Retratos finais da noiva (costumam durar de 5 a 10 minutos)

11- Saída para cerimônia

Cerimônia

* Relaxe e aproveite C A D A segundo! Essa é a parte MAIS importante do seu dia.

12- Aguardar em local recuado (carro ou sala)

(FASE DE ANSIEDADE - Você já não vê a hora de entrar, ainda mais por que não consegue ver o que está acontecendo. Mas, a fila só começa a andar quando você chega ao local e alguns padrinhos podem estar atrasados. Não dá pra mudar isso, então, respire fundo e brinque um pouco com seu celular, aproveite e poste o que você está sentindo nessa hora - depois entregue para sua cerimonialista ou pra quem entrar com você).

13- Retratos no carro, aguardando a entrada (esperar as entradas programadas)

14- Pai/mãe ajuda na saída do carro/ Retratos da saída

15- Entrada da Noiva - Cerimonialista arruma vestido e véu e posiciona para entrada (vai explicar o que fazer quando chegar no fim do corredor. Em resumo: Seu pai/ mãe se despede de você; eles cumprimentam seu noivo e saem; você fala com seu noivo e vão para a frente do altar - Atenção:aproveite o momento pra se despedir dos seus pais com calma, não precisa correria por que você já está onde deveria. Esse momento é a despedida de sua família e a passagem para o início de uma nova).

(FASE DE ANSIEDADE - O corredor pode dar nervosismo mesmo, mas lembre-se: tem alguém que te ama bem do seu lado, ao seu redor e lá na frente. Fique focada no altar e deixe que as emoções tomem conta).

16- O celebrante dá boas vindas e faz a introdução

17- Leituras da bíblia, se houver

18- Mensagem do celebrante - costuma durar 20 a 50 min

19- Momento das promessas entre os noivos - sim ou não e os sonhados votos (se ainda não sabe como fazer, veja a postagem sobre votos que fizemos no blog <3)

20- Entrada das alianças/ Troca de alianças/ Oração do celebrante

21- Homenagens e outras entradas (se houver - ex: entrada de algum símbolo da família)

22- Beijo/ Benção da comunidade/ Assinatura dos documentos  

23- Fotografias oficiais: Com o celebrante/ Com os pais da noiva; todos os pais; os pais do noivo/ Dois casais de padrinhos a cada vez/ Damas e Pajens/ Avós dos noivos (se houver)/ Irmãos dos noivos (se houver)/ Fotos do casal.

24- Saída dos noivos da cerimônia

25- Deslocamento para a recepção, se houver.

Recepção

26- Chegada ao local e posicionamento para as fotos protocolares: Brinde com os pais, brinde entre o casal, corte do bolo/ Ensaio com os noivos ainda "inteiros" (antes de começarem a se desarrumar com tantos abraços!) 

(FASE DE ANSIEDADE - ATENÇÃO - tenham calma com os protocolos, pois é um momento importante que, se não acontecer, vocês podem sentir falta depois e os convidados não vão embora sem falar com vocês e terão seu tempo para os cumprimentos, a não ser que não se importem com o casal :/ >>>> Neste momento o papel da cerimonialista/ recepcionista é fundamental; e dos familiares que deverão estar próximos; para agilizar este processo!)

26.1- Os noivos vão a um local reservado para descansar e comer

27- Dança dos noivos

28- Cumprimentos

29- Momento do Buquê/ Uisque

30- Diversão!

Curta muito e depois fale nos comentários se esse texto te ajudou. Compartilhe com outras noivas e sejam felizes!

Com carinho,

Rebeca Rodrigues - fotógrafa e um dia noiva.

08 Mar 2017

O dia do casamento para a Noiva - Como evitar a ansiedade

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ansiedade cabelo casamento COmo diminuir a ansiedade como é a cerimônia deslocamento Dia da noiva horário making of maquiagem nervosismo Noiva ansiosa preparação tempo de preparação vestido

Quem viu também curtiu

04 de Jan de 2017

Quanto custa um fotógrafo de casamento?

03 de Mai de 2017

Alerta sobre casamento ao ar livre (!)

15 de Dez de 2016

Reflexão: O que é ser um 'Casal'

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp