04/01/2017 às 02:20 Dicas para o casório

Quanto custa um fotógrafo de casamento?

1491
3min de leitura

Custa quanto você quiser.

Simples assim.

Na hora de montar a planilha de custos de um casamento são as próprias pessoas que estipulam o valor de cada serviço. Algumas pesquisam com amigos que já se casaram, outros pesquisam com assessoras, e outros com fornecedores da área.

Pronto, agora já sei quanto custa um fotógrafo e já está na minha planilha.

Aí começam as pesquisas.

– Amor, olha esse fotógrafo que eu encontrei, são as fotos dos meus sonhos.

– É muito caro, não está dentro do nosso budget (orçamento), vamos ver mais.

– Olha esse amor, este está dentro do budget que colocamos na nossa planinha.

– Não gostei.

Nesse momento alguns percebem que para ter um bom fotógrafo é preciso ser flexível. Talvez essa planilha não esteja considerando que as fotos tem uma relação de custo x benefício diferente, e isso muitas vezes é visível logo de cara.

No final das contas vale o velho clichê, as fotos serão para sempre e é a única coisa que fica, se você errar na escolha vai se arrepender para o resto da vida.

Antes de qualquer coisa relacionada a preço, a primeira coisa que você tem que considerar ao escolher um fotógrafo de casamento é se apaixonar pelas suas fotos. Se você apenas gostou não é suficiente, isso quer dizer que você não está 100% certa de que aquele é o seu fotógrafo.

Você tem que se ver nas fotos, você tem que sonhar em estar naquelas fotos.

Uma foto de casamento bonita, e até mesmo premiada, nem sempre quer dizer que aquele fotógrafo é bom. Pode ser que essa seja a única foto boa de um casamento. Quer uma dica? Peça para ver o casamento completo daquela foto premiada.

A fotografia de casamento tem que contar história, tem que emocionar, tem que envolver.

Se você não se emocionar, se você não conseguir se sentir dentro daquelas fotos como se fosse uma convidada, é porque você está fazendo a escolha errada, você está escolhendo com o budget em vez do coração.

E esse é o maior erro que pode acontecer.

E não estou querendo dizer que o melhor fotógrafo é o mais caro, o melhor fotógrafo é aquele que vai fazer você se emocionar ao ver as suas fotos. O melhor fotógrafo é aquele que você se identifica com o trabalho, e principalmente aquele que bater o santo, a tal da afinidade.

O fotógrafo de casamento vai além de um fornecedor, ele vai ser seu cúmplice no dia do seu casamento. Ele vai virar sua sombra, é como se fosse um melhor amigo que não quer largar de você durante esse dia.

Se o seu fotógrafo é aquele que foi no casamento e não vê a hora de ir embora, você fez a escolha errada. Mas aí já é tarde demais.

Mas então como escolher um fotógrafo de casamento?

Veja e reveja o seu portfólio, não se prenda apenas pelas fotos do site/blog, não se prenda apenas pela fotos lindas que ele publica no facebook ou instagram. Peça para ver um casamento completo, peça para ver o casamento daquela foto premiada, peça para ver um álbum, peça para conhecê-lo pessoalmente.

Só não contrate um fotógrafo como um analista de compras comparando orçamentos, só não contrate um fotógrafo porque seu budget disse que tem que ser aquele em vez daquele outro.

Depois do casamento e de todos os investimentos que você fez, as fotos serão a única coisa que vão contar a história do seu grande dia. Puts, lá vai eu falar clichê de novo. Desculpe, mas é mais forte do que eu e sei que sou suspeito pra falar sobre isso.

Me corta o coração receber email de noivas dizendo que se arrependeram do fotógrafo que contratou e me pedem ajuda perguntando se eu poderia tratar as fotos ou salvar de alguma maneira. Acredite, recebo emails assim todo ano.

Independente do tamanho do seu casamento, das suas condições financeiras, ou do seu budget, tome cuidado na hora de escolher o seu fotógrafo. Sempre vai ter um para você se apaixonar e fazer caber no seu budget.

Outro velho e bom clichê “o barato sai caro” vale muito quando estamos falando de um dia muito importante na sua vida.

Então voltamos ao início.

Quanto custa um fotógrafo de casamento?

Agora mude um pouco a pergunta.

Qual o valor de um fotógrafo de casamento?

Texto escrito pelo fotógrafo Danilo Siqueira

04 Jan 2017

Quanto custa um fotógrafo de casamento?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

beneficio casamento como escolher custo escolha certa Fotógrafo orçamento planilha preço quanto custa valor

Quem viu também curtiu

08 de Mar de 2017

O dia do casamento para a Noiva - Como evitar a ansiedade

03 de Mai de 2017

Alerta sobre casamento ao ar livre (!)

15 de Dez de 2016

Reflexão: O que é ser um 'Casal'

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp