Imagem capa - O dia do casamento para a Noiva - Como evitar a ansiedade por MURILO MASCARENHAS
Dicas para o casório

O dia do casamento para a Noiva - Como evitar a ansiedade

O dia do casamento costuma causar ansiedade em qualquer noiva. Provavelmente é a primeira vez que você está casando, e mesmo tendo tudo sob controle, algumas coisas não dependem de você; e pode ser que ainda não consiga notar que todo casamento tem um protocolo mais ou menos fixo. Normalmente, no início do making of as noivas estão calmas, e são momentos específicos que causam mais ansiedade que outros. Baseado nos nossos anos de experiência, listamos abaixo o passo a passo do dia do casamento para a noiva e destacamos os momentos em que a ansiedade bate mais forte e o que poderá fazer para relaxar. 

Escrevemos este post para te ajudar a visualizar todo o seu dia, para que você veja que não precisa ter pressa ou agonia; curta todos os momentos, pois, tudo tem seu tempo e se você se planejou, vai dar tudo certo.


O dia do casamento - para a Noiva


O que deixar organizado antes:

* Separar todos os itens que utilizarão no dia, durante a semana que antecede o casamento - entregar para os responsáveis (não fique com nada!)

* Entrem em contato com todos os fornecedores uma semana antes para reafirmar a data (inclusive o celebrante).

* Delegar alguém confiável para resolver questões que surgirem no dia, pois, você estará ocupada com sua preparação.

* Combinar com alguém para pegar o seu buquê e deixar no local onde vai se arrumar.


Preparação ou Making Of

1- Acordar/ Se alimentar bem

2- Separar itens pessoais que vai usar (vestido, saiote, véu, acessório de cabelo, jóias, produtos de higiene (dente, desodorante), perfume, sapatos, roupa íntima)

3- Preparar o cabelo para o penteado (escova, bobs)

4- Almoçar bem/ beber água

5- Maquiagem (costuma durar 1 hora)

6- Fotografar com pessoas que estiverem com você/ Ir ao banheiro/ desodorante 

(FASE DE ANSIEDADE - as noivas percebem que o tempo está começando a ficar apertado e acreditam que poderão atrasar. É comum que a maquiagem demore muito, então, prefira marcar BEM mais cedo do que o previsto, para ficar pronta com antecedência. Não há problema nisso, é ate melhor pois sobram mais tempo para os retratos . Não esqueça de que se você ficar nervosa, vai deixar os profissionais tensos também!)

7- Colocar o vestido (costuma durar de 5 a 10 minutos)

8- Finalização do cabelo (costuma durar 20 a 30 minutos)/ Véu

9- Sapato, perfume, jóias

(FASE DE ANSIEDADE - Você está pronta, quer ir embora, mas sabe que precisa tirar as fotos. 5 minutos não vão fazer diferença para você, então, concentre-se e respire para fazer os retratos do seu grande dia - esse momento não volta mais). 

10- Retratos finais da noiva (costumam durar de 5 a 10 minutos)

11- Saída para cerimônia


Cerimônia

* Relaxe e aproveite C A D A segundo! Essa é a parte MAIS importante do seu dia.

12- Aguardar em local recuado (carro ou sala)

(FASE DE ANSIEDADE - Você já não vê a hora de entrar, ainda mais por que não consegue ver o que está acontecendo. Mas, a fila só começa a andar quando você chega ao local e alguns padrinhos podem estar atrasados. Não dá pra mudar isso, então, respire fundo e brinque um pouco com seu celular, aproveite e poste o que você está sentindo nessa hora - depois entregue para sua cerimonialista ou pra quem entrar com você).

13- Retratos no carro, aguardando a entrada (esperar as entradas programadas)

14- Pai/mãe ajuda na saída do carro/ Retratos da saída

15- Entrada da Noiva - Cerimonialista arruma vestido e véu e posiciona para entrada (vai explicar o que fazer quando chegar no fim do corredor. Em resumo: Seu pai/ mãe se despede de você; eles cumprimentam seu noivo e saem; você fala com seu noivo e vão para a frente do altar - Atenção: aproveite o momento pra se despedir dos seus pais com calma, não precisa correria por que você já está onde deveria. Esse momento é a despedida de sua família e a passagem para o início de uma nova).

(FASE DE ANSIEDADE - O corredor pode dar nervosismo mesmo, mas lembre-se: tem alguém que te ama bem do seu lado, ao seu redor e lá na frente. Fique focada no altar e deixe que as emoções tomem conta).

16- O celebrante dá boas vindas e faz a introdução

17- Leituras da bíblia, se houver

18- Mensagem do celebrante - costuma durar 20 a 50 min

19- Momento das promessas entre os noivos - sim ou não e os sonhados votos (se ainda não sabe como fazer, veja a postagem sobre votos que fizemos no blog <3)

20- Entrada das alianças/ Troca de alianças/ Oração do celebrante

21- Homenagens e outras entradas (se houver - ex: entrada de algum símbolo da família)

22- Beijo/ Benção da comunidade/ Assinatura dos documentos  

23- Fotografias oficiais: Com o celebrante/ Com os pais da noiva; todos os pais; os pais do noivo/ Dois casais de padrinhos a cada vez/ Damas e Pajens/ Avós dos noivos (se houver)/ Irmãos dos noivos (se houver)/ Fotos do casal.

24- Saída dos noivos da cerimônia

25- Deslocamento para a recepção, se houver.


Recepção

26- Chegada ao local e posicionamento para as fotos protocolares: Brinde com os pais, brinde entre o casal, corte do bolo/ Ensaio com os noivos ainda "inteiros" (antes de começarem a se desarrumar com tantos abraços!) 

(FASE DE ANSIEDADE - ATENÇÃO - tenham calma com os protocolos, pois é um momento importante que, se não acontecer, vocês podem sentir falta depois e os convidados não vão embora sem falar com vocês e terão seu tempo para os cumprimentos, a não ser que não se importem com o casal :/ >>>> Neste momento o papel da cerimonialista/ recepcionista é fundamental; e dos familiares que deverão estar próximos; para agilizar este processo!)

26.1- Os noivos vão a um local reservado para descansar e comer

27- Dança dos noivos

28- Cumprimentos

29- Momento do Buquê/ Uisque

30- Diversão!



Curta muito e depois fale nos comentários se esse texto te ajudou. Compartilhe com outras noivas e sejam felizes!

Com carinho,

Rebeca Rodrigues - fotógrafa e um dia noiva.