Partos Mansão do Caminho - Salvador - Bahia

Maria Júlia * Fotografia de Parto

A família de Maria Júlia é muito especial para nós: Rejane e Alex, seus pais, foram fotografados por nós no ensaio de casal, no casamento, no ensaio de família e no dia do parto - e foi o primeiro que fotografamos! Totalmente envolvidos na chegada de Maria Júlia, Rê nos avisou que sua preferência era pelo parto natural e que estava preparando tudo para que acontecesse no Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho, em Salvador. Para fotografar um parto normal, precisamos estar disponíveis em qualquer horário e a qualquer dia. 


Maria Júlia enviou os sinais de sua chegada, um dia depois das bodas de papel dos seus pais! Por volta das 18h, tia Mari, prima de Rejane nos deu a notícia. Estávamos numa reunião de clientes e tivemos que aguardar até o final. Como o parto costuma ter um prazo para evoluir, às 22h, pegamos a estrada rumo a Salvador. Foi o tempo de colocar o pé na maternidade e conectar a lente à câmera, a doula (profissional que acompanha a parturiente durante a gestação, parto e pós parto) deu o aviso na recepção: "Vocês são os fotógrafos? Maria Júlia está apontando!" - Murilo ficou na recepção e eu corri para a sala de parto. 


O ambiente estava bem aquecido, Rejane estava completamente concentrada em seu espaço-tempo. Papai Alex e vovó Jane revezavam o abanador, na tentativa de aliviar o calor que envolvia a nova mamãe. Toda a equipe foi muito atenciosa com a família. Foram mais uns 40 minutos até a chegada completa de Maria Júlia, que nasceu perfeita, com seus 3,800 Kg! Rê foi obstinada e guerreira, teve sua bebê quietinha e emocionou toda a sala quando segurou sua primeira filhinha, pela primeira vez em seu colo - impossível não chorar junto! De tanta emoção, papai Alex mal sabia o que fazer, rs.


Acompanhamos de pertinho a tentativa da primeira mamada, a expulsão da placenta, todos os procedimentos com o bebê, e a babação geral do papai, vovós, titias e do vovô que também pegou a estrada pra chegar a tempo de ver o rostinho de sua neta e fechar a noite com um: "é a minha cara!"


Quase todo o registro foi feito em preto e branco, por que nada deveria chamar mais atenção que todos aqueles momentos únicos. 

Continuamos acompanhando o primeiro aninho da vida de Maria Júlia e em breve teremos mais momentos especiais desta vida que está apenas estreando.


Rejane, tenho muita admiração por você, que optou pelo parto natural para você e sua filha. Registrá-lo foi muito especial e através das fotos, queria transmitir um pouco do que foi a emoção daquele dia. Pra mim, foi um momento único de muito aprendizado. E por causa do acompanhamento desses lindos, estou me apaixonando cada vez mais pela fotografia documental de família <3 .  Muito obrigada por permitirem compartilhar esse dia com a gente!


Com muito carinho,

Tia Beca e Tio Murilo.